Quebra gelo

QUEBRA - GELO


A IMPORTÂNCIA DO QUEBRA-GELO
A primeira parte da reunião de uma célula é o "quebra-gelo". O "quebra-gelo" é de suma importância, principalmente quando o grupo é novo e as pessoas ainda não se conhecem bem. O seu objetivo é produzir um ambiente informal e não ameaçador. As perguntas de apresentação têm sido usadas como "quebra-gelo" por centenas de pessoas. Use-as quando o grupo for novo, ou sempre que houver visitantes.
Certa vez enquanto visitava uma igreja, um pastor me pediu que falasse de improviso sobre a importância do quebra-gelo na reunião da célula. Eu fiquei pensando: Como posso falar de quebra-gelo, sem começar com um?”
 
Só que naquela circunstância em que o pastor estava enfrentando sérios problemas na transição de sua igreja, o grupo que iria me ouvir estava extremamente sério e o pastor tenso, porque esquecera de providenciar o lanche para a comunhão que haveria no final da reunião.
Naquele momento me deu um branco total. Eu não conseguia me lembrar de nenhum quebra-gelo que se aplicasse àquela situação. Então comecei saudando os irmãos e falando-lhes: “Uma reunião boa, tem que ter pelo menos dois ingredientes: Comida e sorriso... Hoje nós vamos ter só sorriso”.
 
Todos caíram na gargalhado e a tensão do pastor pelo esquecimento do lanche foi quebrada imediatamente e eu pude ter a atenção deles pelos próximos minutos.
 
Se você for capaz de conjugar esses dois ingredientes, sempre haverá pessoas desejosas de participar de suas reuniões. Mas, se você não poder ter sempre comida, a partir de agora, não vai faltar quebra-gelo em suas reuniões.
OS DEZ MANDAMENTOS DO QUEBRA-GELO
1.  Escolha o quebra-gelo de acordo com o grupo (jovens, adolescentes, adultos, crianças...). 
2.  Faça um rodízio, deixando um irmão responsável pelo "quebra-gelo" em cada reunião;
3.   Não espere muito do "quebra-gelo"; a comunhão que ele produz é sempre superficial.

4. Não fique tentando fazer sempre uma conexão entre o quebra-gelo e a palavra que será compartilhada.
5. Não complique o quebra-gelo tentando encontrar sempre uma aplicação espiritual para ele.
6. Não tenha medo de repetir um quebra-gelo só porque você já o utilizou antes.
7. Não despreze o quebra-gelo, ele não é um tempo jogado fora.
8. Não use quebra-gelo que possam gerar constrangimento como desafios, com pessoas que você não conhece.
9. Não prolongue o quebra-gelo por mais de dez minutos na célula.
10. Não importa que tipo de reunião você fará. Ela será mais dinâmica se você fizer um quebra-gelo no início.

FESTIVAL DE QUEBRA GELO


QUEBRA GELO DE APRESENTAÇÃO
1. Título: Nomes e Virtudes
Esse quebra-gelo é ótimo para célula que estão iniciando ou com muitos visitantes de primeira vez. 
Cada membro da célula fala o seu nome um uma qualidade com a primeira letra do seu nome. Ex: o primeiro diz Pedro-perseverante. O 2º diz Pedro-perseverante e Lucia-linda. O ultimo terá que dizer o nome de todos com as suas respectivas qualidades.
2. Título: Nomes e Frutas
O líder pede para que cada pessoa do grupo se apresente, seguindo o sentido anti-horário. Cada pessoa deve se apresentar dizendo o seu nome e o nome de uma fruta que tenha alguma ligação com a sua vida. Exemplo: João Manga. (Em seguida explica o porque Manga). Porque a manga é uma fruta que desperta o apetite nas pessoas. E eu penso que como crentes devemos despertar o apetite espiritual nos outros. (obs.: Não padronize o que as pessoas devem dizer, qualquer ligação poderá ser feita. Lembre-se o objetivo e tirar a tensão da reunião e não estudar o valor nutritivo das frutas).
3. Título: Apresentação Criativa
Peça para cada pessoa fazer uma apresentação criativa, que informe três ou quatro aspectos da sua vida. O líder deve começar para ser o modelo. Exemplo: "Eu sou Marcos, estou vivendo um excelente tempo com minha família, e há 2 anos atrás minha idade era o DDD da Embratel".
4. Título: Apresentação Invertida
Divide-se o grupo em dupla. As duplas terão um minuto para conversar entre si. Depois uma pessoa ficará sentada e a outra em pé atrás dela. A pessoa que estiver em pé fará a apresentação da pessoa que estiver sentada como se ela fosse a própria pessoa. Ela fará observações que tirou sobre a pessoa durante a conversa. É uma sensação muito interessante para o grupo ouvir outra pessoa falar em seu lugar.
5. Título: Minha vida num objeto
O líder separa vários objetos diferentes(colher, grampeador, calculadora, copo, etc.) Explica que o desafio de cada pessoa é falar seu nome e relacionar sua vida ou o momento que está vivendo com o objeto mostrado. A cada pessoa que falar, ele vai mudando o objeto. Se a pessoa demorar a falar, ele pula para a próxima pessoa.(Ex.: pente – o pente é para desembaraçar a minha vida- régua – para medir minhas palavras – Chave – para abrir mais o meu coração para Deus...
Moral: Você pode tirar diversas lições desse quebra-gelo. Ele pode ser muito engraçado, mas pode se tornar também uma confissão. Use da forma que o Espírito direcionar a reunião. 

TROPEÇANDO A LÍNGUA
1. Título: Um Pé de Guariroba
Ofereça um prêmio para quem falar três vezes sem tropeçar na língua, a seguinte frase:
"Um pé de GUARIROBA, bem GUARIROBADINHO, quem bem o DESEMGUARIROBAR, bom DESEMGUARIROBADOR será".
2. Título: Acerte o Tigre
Ofereça um prêmio para quem conseguir repetir três vezes e rapidamente a seguinte frase: “Um tigre, dois tigres, três tigres no trigal”.
3. Título: O Pé de Pedro
“O peito do pé de Pedro é preto. É preto o peito do pé de Pedro”. Peça para a pessoa falar três vezes aumentado a velocidade da voz.
4. Título: Falando Difícil
Prepare papéis com as frases abaixo, mas sem o significado. Distribua entre os participantes e peça para cada um ler enquanto os demais membros do grupo tentam decifrar o significado: 
1 - Prosopopéia suave para acalantar bovinos.(Conversa mole pra boi dormir):
2 - Creditar recursos à conta de primata. (Pagar mico); 
3 - Atingir, com a extremidade do membro inferior, o suporte de uma das unidades destinadas ao repouso em acampamento.(Chutar o pau da barraca);
4 - Arremessar-se sobre a presa com intenção de destruí-la.(Cair matando):
6 - Sequer considerar a hipótese de utilização de um pedaço de madeira.(Nem a pau); 
7 - Sequer considerar a possibilidade da fêmea bovina acometer-se de fortes contrações laringo-bucais.(Nem que a vaca tussa); 
8 - Proteger o filhote de eqüino da incidência de perturbação pluviométrica.(Tirar o cavalinho da chuva);
9 - Bucéfalo de oferenda não se questiona formação odôntica! (Cavalo dado não se olha os dentes). 4. Título: Palavras Proibidas Você já ouviu falar sobre o jogo das PALAVRAS PROIBIDAS? Então atenção para as regras: 1) Prepare uma lista de perguntas sobre o dia-a-dia de uma pessoa. 2) Escolha uma pessoa do grupo para responder às perguntas; 3) A pessoa não poderá usar como resposta as seguintes palavras: SIM - NÃO – NUNCA - SEMPRE - POSITIVO – NEGATIVO 4) A pessoa não deve mentir, nem responder algo sem sentido. Ela precisa responder corretamente de maneira criativa. Quando ela errar, passe para a próxima pessoa do grupo. (Você pode pedir para cada um fazer uma pergunta também)
5. Título: Antônimos
Explique para o grupo que ao falar os substantivos, e é claro sem dizer o antônimo dos mesmos, o membro para quem o líder apontar deve dizer o seu antônimo. É importante estimula-los a falar em voz alta e o mais rápido possível, como se fosse uma competição entre eles. Aí vão algumas palavras:, Guerra – Paz; Feroz – Manso; Gordo – Magro; Feio - Bonito; Triste – Alegre; Alto- Baixo; Noite- Dia; Claro- Escuro; Preto - Branco; Verde- ....
Certamente haverá alguns segundos de silêncio antes de surgir respostas como amarelo e azul, porém a resposta correta é maduro.
6. Título: Ditados Distorcidos
Escreva os ditados abaixo em tiras de papel, para que todos possam ler. Peça aos membros que criem sentenças para terminar os ditados. O novo ditado “distorcido” pode ser tanto engraçado quanto sério. Por exemplo: para o conhecido ditado “Quem tem boca vai a Roma” alguém pode acrescentar: “e quem não tem não vai além...”. 
Aí vão alguns ditados para estimular a imaginação do grupo: 
“Buscai primeiro o reino de Deus...”; 
“Crentes não são perfeitos, são perdoados...”; 
“ Quem sai na chuva é para se molhar...”; 
“Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura...”; 
“Cão que ladra não morde...”; 
“De grão em grão a galinha enche o papo...”; 
“Uma andorinha só não faz verão...”; 
“Pedra que muito rola não cria limo...”, etc. 
E muitos outros que você pode acrescentar para dinamizar sua reunião.
7. Título: Tautologia
A tautologia é um dos vícios de linguagem. Consiste em repetir uma idéia, com palavras diferentes. Veja alguns exemplo e acrescente outros: 
1.Elo de ligação;
2. Acabamento fina;
3. Certeza absoluta;
4. Número exato;
5.Conviver junto; 
6. Fato real; 
7. Multidão de pessoas; 
8.Amanhecer o dia;
9. Voltar atrás; 
10.Abertura inaugural; 
11. Atrás da retaguarda ; 
12. Planejar antecipadamente.

DESAFIOS
Os desafios são quebra-gelos mais apropriados para jovens e adolescentes. Se você for aplicá-los com adulto, certifique-se de que o grupo está pronto para esse tipo de atividade, a fim de não gerar constrangimento. Todavia entre os adolescentes, você pode explorar o máximo. Se alguém encontrar dificulde em dar as resposta peça ao grupo para ajudar.

- Resposta Relâmpago: O líder aponta para a pessoa e ela tem que responder assim que o líder terminar de perguntar. Se a pessoa não responder ela aponta imediatamente para outra.

1. Você está num quarto escuro e frio, acha uma caixa de fósforo com 1 palito. Logo você descobre que no quarto há um lampião, querosene e lenha seca. Qual você acenderia primeiro?
2. Quantos animais de cada Moisés levou na arca?
3. Um trem elétrico viaja a 100km/h, a resistência do vento é de 85km/h. Para onde vai a fumaça?
4. Um clinica de tratamento capilar cobra R$ 0,01 por cada fio recuperado. Se meia careca tem cerca de 30 mil fios, quanto terá a careca inteira?
2. Título: A onça, o tigre, o urso e o lobo
Você está caminhando numa estrada quando de repente olha para frente e vê uma onça pintada. Olha para trás e vê um tigre de bengala. Olha para a direita e vê um urso. Olha para a esquerda e vê um lobo. Para que lado você corre? 
Resposta: Para frente. Porque a onça é só pintada, não vai fazer nada.
3. Título: Compactação Caipira
Escreva num papel o diálogo seguinte entre dois caipiras e peça para os membros do grupo decifrarem: 
- CE KÉ KAFÉ? 
- KÉ.
- PÓ PÔ PÓ? 
- PÓ PÔ!
- PÓ PÔ PÃO? 
- PÓ PÔ POKIN SÓ. 
- QFOM KOTÔ.
- OPCV!
- MDEU CÉ!
Total: 77 caracteres. Se ninguém conseguir decifrar o diálogo, então mostre o significado para o grupo, e veja como é mais econômico falar mineiro: 

DIÁLOGO DESCOMPACTADO: 
VOCÊ QUER CAFÉ?
QUERO. 
PODE POR O PÓ?
PODE POR. 
PODE POR PÃO? 
PODE POR UM POUQUINHO SÓ.
QUE FOME QUE EU ESTOU! 
OLHA PARA VOCÊ VER! 
MEU DEUS DO CÉU! 
Total: 144 caracteres. Compressão de 48%!
4. Título: O desafio do Pirulito
Dê um pirulito a cada participante. Na hora que o líder determinar cada um deverá colocar o pirulito na boca. Todavia, ninguém deverá dobrar o braço. A solução é um dar na boca do outro.
Moral: Isso fala da comunhão e interdependência. Há coisas que sozinhos jamais nós conseguiremos.
5. Título: Alterne os copos
O líder coloca seis copos alinhados. Os três primeiros deverão estar cheios com água ou refrigerante e os três últimos vazios. Desafios um dos membros do grupo a fazer com que os copos fiquem alternadamente um cheio e um vazio, mexendo apenas em um dos copos. (solução: Despeje o conteúdo do segundo copo no quinto e coloque-o de volta no lugar)
Moral: Mesmo para os problemas que julgamos não ter solução existe sempre uma saída. Principalmente quando buscamos a ajuda de Deus. 

http://www.videirario.com.br/img/quebragelo/quebracopos.jpg

6. Título: O Grande Matemático
Você pode fazer com todas as pessoas do grupo ao mesmo tempo. Mas tem que ser bom em matemática ou usar uma calculadora. Então escolha os três melhores do grupo em matemática e lance o seguinte desafio:
Pense em qualquer número entre 1 e 20. Acidione 12. Adicione 25. Adicione 20. Subtraia 17. Adicione 15. Subtraia o número que você pensou primeiro. (O resultado é 55).
7. Título: A Mente Superior Domina a Mente Inferior
Você pode fazer essa com todas as pessoas do grupo ao mesmo tempo. Mas tem que ser bom em matemática ou usar uma calculadora. Então escolha os três melhores do grupo em matemática e lance o seguinte desafio: 
1) Pense em um número de 1 a 10
2) Multilique por 9
3) Some o os dois algarismo do resultado encontrado
4) Subtraia 5
5) Encontre a letra que corresponde ao número achado. Ex. 1 = a, 2= b, 3=c, 4=d.
6) Pense num país que comece com, essa letra.
7) Pensa em um animal com a quinta letra desse país.
8) Pense em uma cor com a primeira letra desse animal.
8) Pense na fruta que esse animal mais gosta de comer.
Agora me responda: O que um macaco marrom faz na Dinamarca comendo banana?
9. Título: Teste Para Letrados
Você poderá fazer uma pergunta para cada pessoa do grupo. Dê as três alternativas, e depois que a pessoa responder dê a resposta correta. Você poderá oferecer um prêmio para quem tiver o maior número de acertos. Na maioria dos grupos aplicados, a média de erro foi de 80%
1. Quanto durou a Guerra dos Cem Anos?
( ) 99 anos ( ) 100 anos ( ) 116 anos
Resposta: 116: Desde 1337 até 1453
2. Que país fabrica os chapéus Panamá?
( ) Equador ( ) México ( ) Panamá
Resposta: Equador
3. De qual animal obtemos o catgut? (Fibra de tripa de gato usada em cirurgía)
( ) Gatos e Cachorros ( ) Coelhos ( ) Ovelhas e Cavalos
Resposta: De ovelhas e cavalos.
4. Em que mês os russos celebram a Revolução de Outubro?
( ) Outubro ( ) Novembro ( ) Dezembro
Resposta: Em novembro: O calendário russo estava atrasado 13 dias em relação ao nosso
5. De que são feitos os pincéis de pêlo de camelo?
( ) Esquilos ( ) Camelo ( ) Carneiro
Resposta: De pêlo de esquilos dos pinheiros .
6. De qual animal vem o nome das Ilhas Canárias, que estão no Atlântico?
( ) Canário ( ) Cachorro ( ) Caranguejo
Resposta: Do cachorro : O nome em latim era Insularia canaria ou Terra dos cachorros
7. Qual era o nome do rei Jorge VI?
( ) Jorge ( ) Victor ( ) Alberto
Resposta: Alberto: Quando este assumiu o trono em 1936, o desejo da Rainha Vitória era que nenhum rei fosse, no futuro, chamado Alberto
8. De que cor é a ave chamada pintassilgo púrpura?
( ) Vermelha ( ) Carmim ( ) Púrpura
Resposta: De um carmim característico.
9. De onde vem as groselhas chinesas?
( ) Nova Zelândia ( ) Canadá ( ) China
Resposta: De Nova Zelândia
10. Qual foi a duração da última Guerra dos Trinta Anos?
( ) 27 anos ( ) 30 anos ( ) 39 anos
Resposta: 30 anos, é claro : Desde 1618 até 1648. Moral: Nem tudo o que parece é. Podemos cometer muitos erros se nos guiarmos apenas por aquilo que aparenta ser correto.
12. Título: Verbo Proibído
Como seria a nossa vida se nós não tivéssemos o verbo para nos expressar? Vamos fazer uma experiência. Peça para cada pessoa do grupo dizer seu nome, o que mais gosta e fazer uma pergunta para a pessoa do seu lado. Ele pode falar qualquer coisa, mas não pode usar nenhum verbo. Por exemplo: “Eu João. Família. Você alegre hoje?”(As pessoas conseguirão se comunicar, mas terão muita dificuldade).
Moral: Nossa vida seria muito difícil se nós não tivéssemos o verbo para nos expressar. Porque o verbo é o que dá sentido à nossa comunicação. A Bíblia diz em João 1.1., que Jesus é o Verbo vivo de Deus. Sem ele a nossa vida é vazia e sem sentido.
DIVERSOS
1. Título: Funeral
O que você gostaria de ouvir( se fosse possível) as pessoas comentarem sobre você no seu funeral? 
As respostas a essa pergunta podem ser reveladoras. Prepare-se tanto para algo sério como, "ele foi mas os seus discípulos ficaram para continuar a sua obra”. Como também para algo engraçado como alguém que respondeu: "Eu queria que alguém dissesse: - “o morto está mexendo". (heh, hee, heh...)
2. Título: Se eu fosse um Produto
Se você fosse um produto o que se poderia dizer a seu respeito e por que? 
a) CUIDADO É FRÁGIL!
b) LEIA AS INSTRUÇÕES ANTES DE MEXER
c) APRECIE COM MODERAÇÃO
d) CONTEÚDO EXPLOSIVO
e) AGITE ANTES DE USAR
f) MANTENHA LONGE DO ALCANCE DE CRIANÇAS
3. Título: Cântico que marcou
Qual o cântico que retrata o momento que você está vivendo hoje? Por que? (Ex.: rompendo em fé. Porque eu estou vivendo um momento de conquista em minha vida. Cada pessoa deve cantar pelo menos o início do cântico.
4. Título: Caixinha de Promessa
Cada um escolhe primeiro a pessoa a quem vai dedicar o versículo, depois retira uma promessa e dedica a essa pessoa.(Não pode escolher uma pessoa que já foi escolhida)
16. Teia de Barbante: Em círculo os participantes devem se assentar ou mesmo ficar em pé. O líder deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém (o coordenador estipula antes ex: o que gosta mais, que gostaria de conhecer mais, que admira, que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade, etc.) que ele queira e justificar o porquê ! A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma "teia" grande.
Obs.: Essa dinâmica pode ser feita com diversos objetivos e pode ser utilizada também em festas e eventos como o Natal e festas de fim de ano e evento-ponte. Ex: cada pessoa que enviar o barbante falar um agradecimento e desejar algo à pessoa que escolheu. Você poderá utilizar também como dinâmica de apresentação na célula e depois mostrar como na célula estamos interligados aos outros.
5. Título: Vença o Medo
Faça a seguinte pergunta e dê as opções de resposta ao grupo: “De que você tem mais medo? De barata, de altura, de dirigir, de falar em público, de liderar ou de tomar decisões? Depois que cada pessoa tiver respondido, dê uma bola de assoprar para ela, e diga que hoje, todos nós vamos vencer os nosso medos. Cada um deverá soprar sua bola até estourar. A cada sopro estará colocando o medo para fora. Termine com uma declaração profética de coragem, ousadia e vitória.
6. Título: Show de Talentos
Peça a cada pessoa para fazer algo inédito, ou seja, demonstrar uma habilidade, que os outros não sabem a respeito dela. Por exemplo uma habilidade(imitar um animal, fazer uma careta, trançar os dedos, virar os olhos, cantar uma ópera, etc..) Use a criatividade!!
7. Título: Imagine-se
Pergunte ao grupo e dê tempo para cada um falar: “Como você se imagina daqui a 10 anos?
7. Título: Meu Rosto no Balão
Providencie uma bola de assoprar BRANCA e uma caneta comum ou hidrocor para cada pessoa. Peça para cada um desenhar o seu próprio rosto, procurando representar como tem se sentido nesta semana. (Alegre, preocupado. Zangado, etc..) Separe alguns minutos para que cada um possa compartilhar o por quê de como tem se sentido. (Se algumas pessoas fizerem cara de preocupada ou triste, zangada, no final você poderá fazer uma declaração de fé e pedir para que todos estoure os balões simultaneamente)
8. Batata Quente
Você conhece a brincadeira chamada “BATATA QUENTE”? Prepare uma caixa, embrulhe-a com papel liso, e escreva do lado de fora a palavra “PECADO”. No início da reunião, explique a brincadeira. Coloque uma música e fique de costas para o grupo. Os membros devem passar um para o outro a caixa enquanto a música tocar. Quando a música parar, quem estiver com o “PECADO” na mão é eliminado. Será o vencedor quem chegar ao final sem o pecado.
9. Título: Que Carro Você Seria?
Faça uma única pergunta e deixe que cada pessoa responda. Comece por você para dar o exemplo: “Se você fosse comparar sua semana a um carro, que carro seria?” Exemplo de resposta: Um carro de Fórmula 1: Bem corrida; 2. Um carro mil subindo uma ladeira: muito esforço pouco progresso; 3. Um carro de passeio com o ar ligado e sem pressa de chegar... E assim por diante.
10. Título: Balanço da Vida
Esse quebra-gelo é ótimo para final de ano.Faça um rápido balanço de sua vida e responda: O saldo do ano que está encerrando é positivo ou negativo? Por que?”
11. Título: Túnel do tempo
Se você pudesse entrar no túnel do tempo e voltar ao passado você entraria? Retrocederia para que tempo? Por que?
12. Título: Teste de Fidelidade
Se você recebesse hoje R$ 100.000,00 o que você faria? (Os fies dirão sem sombra de dúvida, tiraria o dízimo, daria uma boa oferta e em seguida falarão outras coisas...)
Moral: Jamais devemos esquecer que de tudo o que vier às nossas mãos devemos tirar a primeira parte para Deus.
13. Título: Vendedor de Lote
Dividir a célula em dois grupos: cada grupo terá que efetivar uma venda. Um venderá uma vaga para o céu e o outro uma vaga para o inferno. No final o grupo decide quem foi o melhor. 
Obs.: em alguns grupos os argumentos utilizados para vender uma vaga no inferno foram mais convincentes. . Um irmão falou: “Nesse lugar você jamais passará frio, nem tão pouco terá monotonia. Nenhum dos nossos clientes jamais se mudou de lá para outro lugar. Lá você realizará o seu sonho de estar ao lado de pessoas famosas e importantíssima. Você poderá ver de perto importantes bandas de rock, grandes pensadores, homens cultos, reis, príncipes e líderes do mundo inteiro. E mais se não fosse bom, não teria tanta gente indo para lá”
Moral: Apesar do inferno ser uma realidade dura e cruel o diabo tem convencido a muitas pessoas a garantir o seu lote lá. Precisamos saber que o Diabo é mentiroso e pai da mentira, e ele usará todos os meios de nos convencer.
Moral: Quando você fala uma grande verdade como se fosse uma mentira, ninguém vai acreditar. Mas quando você fala uma grande mentira como se fosse uma grande verdade muitos o seguirão. Como cristãos temos que ser mais convincentes para levar as pessoas à vida eterna.
14. Título: Central de Atendimento a Revanche
Escreva o texto abaixo em uma folha de papel, e leia com o grupo: 
Toca o celular... 
- Alo 
- Alo, Senhor Guilherme? 
- Sim 
- Sr. Guilherme, aqui eh da TIM, estamos ligando para oferecer a promoção TIM 1.382 minutos, onde o Sr. tem direito... 
- Desculpe - interrompo, mas quem está falando? 
- Aqui é Rosicleide Judite, da TIM, e estamos ligando... 
- Rosicleide, me desculpe, mas para nossa segurança, gostaria de ESTAR CONFERINNNDO alguns dados antes de continuar a conversa, pode ser? 
- ... bem, pode. 
- Você trabalha em que área, na TIM? 
- Telemarketing Pro Ativo. 
- VC tem número de matricula na TIM? 
- Sr., desculpe, mas não creio que essa informação seja necessária. 
- Então terei que ESTAR DESLIGANNDO, pois não posso ESTAR TENDO segurança que falo realmente com uma funcionaria da TIM. 
- Mas posso garantir... 
- Alem do mais, sempre sou obrigado a ESTAR FORNECENDO meus dados a uma legião de atendentes sempre que tento falar com a TIM. 
- Minha matrícula é 6696969. 
- Só um momento enquanto verifico. 
- ... 
(Dois minutos) 
- Só mais um momento. 
- ... 
(Cinco minutos) 
- Senhor? 
- Só mais um momento, por favor, nossos sistemas estão lentos hoje. 
- Mas senhor... 
- Pronto, Rosicleide, obrigado por haver aguardado. Qual o assunto? 
- Aqui é da TIM, estamos ligando para oferecer a promoção TIM 1382 min., onde o Sr. tem direito a falar 1.300 min. e ganha 82 min. de graça, alem de poder enviar 372 TIM Torpedos totalmente grátis. O Sr. está interessado, Sr. Guilherme? 
- Rosicleide, vou ESTAR TRANSFERINDO você para a minha esposa, por que é ela quem decide sobre alteração de planos de telefones celulares. Por favor, não desligue, pois essa ligação é muito importante para mim. 
Coloco o celular em frente ao aparelho de som, deixo a música “Festa da Ana Paula Valadão” tocando no Repeat e vou tomar um banho.
Moral: Nós geralmente ficamos irritados quando fazem com a gente aquilo que costumamos fazer com as pessoas, mas não percebemos que é irritante. Você poderá acrescentar a pergunta ao grupo: “O que mais o irrita?”
15. Título: O Que as Escolas Não Ensinam!
Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou em uma conferência em uma escola secundária sobre 11 coisas que estudantes não aprenderiam na escola. Ele fala sobre como a "política educacional de vida fácil para as crianças teria criado uma geração sem conceito da realidade, e como esta Política tem levado as pessoas a falharem em suas vidas posteriores fora da escola. Muito conciso, todos esperavam que ele fosse fazer um discurso de uma hora ou mais... “Bill Gates falou por menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero a jato...

Regra 1: A vida não é fácil: - acostume-se com isso.

Regra 2: O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

Regra 3: Você não ganhará R$ 20.000 por mês assim que sair da escola.Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à sua disposição antes que você tenha conseguido comprar seu primeiro carro e telefone.

Regra 4: Se você acha seu professor rude, espere até ter um Chefe. Ele não terá pena de você.

Regra 5: Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não é estar abaixo da sua posição social. Seus avós tinham uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.

Regra 6: Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.

Regra 7: Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são "ridículos". Então antes de salvar o planeta para a próxima
geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.

Regra 8: Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com
absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido..., RUA ! Faça certo da primeira vez!

Regra 9: A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

Regra 10: Televisão não é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boite e ir trabalhar.

Regra 11: Seja legal com os alunos “nerd’s ou crânios” (aqueles estudantes que os demais julgam que são jacus). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.
Bill Gates (Dono da maior fortuna pessoal do mundo, e da Microsoft, a única empresa que enfrentou e venceu a Big Blues (IBM) desde de sua fundação em meados de 1900....

Moral: Sonhe sonhos grandes, mas não despreze as oportunidades que Deus está lhe dando para se preparar hoje. Negligenciar pequenos detalhes pode comprometer uma grande conquista. O sucesso tem um preço, e você precisa aprender a pagá-lo desde cedo.

Obs.: Esse texto é ótimo para ser usado como quebra-gelo em reunião de adolescentes.

ENIGMAS
Os enigmas deverão ser utilizado sob o direcionamento do líder para que o grupo todo participe. Estimule as pessoas a falarem mesmo que elas errem. Peça para chutar qualquer nome, que lembre o evento relatado.
1. ENIGMA DA IVONE
Um taxista foi ao aeroporto pegar um grupo de turistas. Eram quatro romanos e um inglês. Ao entrarem no carro foram abordados por uma mulher. Qual era o nome da mulher? (Ivone é lógico! 4 em algarismo romano é IV. E um em 1 em inglês é ONE).
2. ENIGMA DA MATERNIDADE:
Um guia turístico passeava pela cidade mostrando a um turista o que era cada local. Quando estavam em frente a Maternidade Municipal, viram uma mulher carregando um bebê. Qual era o nome da mulher? (Resposta: Alice da Luz ou “ali se dá luz”)
Enigma: Um homem passou por ouro e ele estava com dois pedaços de madeira na mão tentando montar uma cruz, como era o nome dele? Armando Cruz de Madeira.
3. ENIGMA DOS TRÊS AMIGOS:
Depois de mais de dez anos sem se verem, três amigos se encontraram e começaram a falar de suas profissões. Um era Marinheiro, o segundo um Pracinha e o terceiro um Chofer. O marinheiro se chamava: Omar Lobo Marinho. O pracinha chamava-se Armando Guerra. Como se chamava o chofer? (Resposta Passos Dias Aguiar he, he, he)
4. ENIGMA DO CAIO:
Um grupo de turista andando pela estrada, viu um homem tentando escalar uma montanha. Enquanto fotografavam a cena, a corda arrebentou e o homem caiu. Como se chamava aquele homem? (Resposta: Caio da Rocha).
Moral: O importante não é acertar todas, mas participar e juntamente com o grupo buscar a resposta.
5. TEXTO ENIGMÁTICA:
Transcreva o texto abaixo e dê uma cópia a cada pessoa do grupo. No início alguns poderão ficar confusos e se achar que não conseguirão ler. Mas assim que o primeir descobrir peça para ajudar os demais. No final peça a um membro do grupo para ler o texto todo para o grupo.

Dica: Se você conseguir ler as primeiras palavras, o cérebro decifrará automaticamente as outras...

3M UM D14 D3 V3R40, 3574V4 N4 PR414, 0853RV4ND0 DU45 CR14NC45 8R1NC4ND0 N4 4R314.
3L45 7R484LH4V4M MU170 C0N57RU1ND0 UM C4573L0 D3 4R314 C0M 70RR35, P4554R3L45 3 P4554G3NS 1N73RN45.
QU4ND0 3575V4M QU453 4C484ND0, V310 UM4 0ND4 3 D357RU1U 7UD0, R3DU21ND0 0 C4573L0 4 UM M0N73 D3 4R314 3 35PUM4.
4CH31 QU3, D3P015 D3 74N70 35F0RC0 3 CU1D4D0, 45 CR14NC45 C41R14M N0 CH0R0. M415 3L45 C0RR3R4M P3L4 PR414, FUG1ND0 D4 4GU4, R1ND0 D3 M405 D4D45 3 C0M3C4R4M 4 C0N57RU1R 0U7R0 C4573L0.
C0MPR33ND1 QU3 H4V14 4PR3ND1D0 UM4 GR4ND3 L1C40: 
G4574M05 MU170 73MP0 D4 N0554 V1D4 C0N57RU1ND0 4LGUM4 C0154 3 M415 C3D0 0U M415 74RD3, UM4 0ND4 P0D3R4 V1R 3 D357RU1R 7UD0 0 QU3 L3V4M05 74N70 73MP0 P4R4 C0N57RU1R.
M45 QU4ND0 1550 4C0N73C3R 50M3N73 4QU3L3 QU3 73M 45 M405 D3 4LGU3M P4R4 53GUR4R, 53R4 C4P42 D3 50RR1R! S0 0 QU3 P3RM4N3C3 3 4 4M124D3, 0 4M0R 3 0 C4R1NH0. 0 R3570 3 F3170 4R314.
Moral: Devemos investir a nossa vida em relacionamentos. Pois em momentos de dificuldades, uma mão ou uma palavra amiga podem fazer uma grande diferença em nossa vida.

QUEBRA GELO PARA EVENTO PONTE
1. Apresentação com eco:
Coloque o grupo em círculo e explique como será a apresentação: cada pessoa deverá dizer o seu nome fazendo um gesto. Em seguida todos deverão repetir o que ela disse e fazer o mesmo gesto. Por exemplo: “Meu nome é Carrlosssssssss”. Alguém se apresenta gritando e alongando o final do nome. Todos devem repetir a fala e o gesto. Outro Poderá dizer: “Meu nome é João” e em seguida bater palmas. Todos deverão fazer o mesmo e assim por diante. O líder deverá ser o primeiro a se apresentar de uma forma bem criativa para estimular os demais.
2. O Presente:
Como desenvolver a dinâmica: Estabelece-se o número de participantes e seleciona-se o mesmo número de qualidades para serem abordadas durante a dinâmica. (Se o grupo for muito grande faça com que pelo menos metade do grupo seja envolvido). Poderão ser introduzidas algumas que achar relevante dentro da situação e quem vive. A pretensão é que todos escolham uns aos outros durante a mesma, podendo acontecer de algum participante não ser escolhido. O presente: O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa de bombom com o mesmo número dos participantes, ou outro que possa ser distribuído por todos, no final da dinâmica. Este presente deve ser leve e de fácil manejo pois irá passar de mão em mão. Tente embrulhá-lo bem atrativamente com um papel bonito e brilhante para aumentar o interesse dos participantes em ganhá-lo. Disposição e local: Os participantes devem estar em círculo ou descontraidamente próximos. Início: O organizador com o presente nas mãos diz (exemplo): “Caros amigos, eu gostaria de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo fazer. Eu queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e a quem eu amo muito”. Abraça a pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silêncio e lê o parágrafo 

1. PARABÉNS: Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha mais ALEGRE.

2. ALEGRIA! ALEGRIA! Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua alegria. Passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE.

3. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar esse talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.

4. O mundo inteiro clama por PAZ e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você considera AMIGO.

5. Diz uma música popular que “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração.” Parabéns por ser amigo, mas o presente... Ainda não é seu. Passe-o a quem você considera DINÂMICO.

6. Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente a quem acha mais SOLIDÁRIO.

7. Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade é de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera ELEGANTE (bonito, etc...)

8. Parabéns! Elegância (beleza, etc...) completa a criação humana e sua presença torna-se marcante, mas o presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais OTIMISTA!

9. Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o melhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma pessoa otimista! É bom conviver com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a quem você acha COMPETENTE!

10. Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os empreendimentos são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas são pessoas competentes como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você considera CARIDOSO. 

11. A caridade é como diz o Apóstolo Paulo aos Coríntios: “ainda que eu falasse a língua dos anjos, se não tivesse caridade sou como bronze que soa, mesmo que conhecesse todos os mistérios, toda a ciência, mesmo que tomasse a fé para transportar montanhas, se não tivesse caridade de nada valeria. A caridade é paciente, não busca seus próprios interesses e está sempre pronta a judar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta, tudo perdoa”. Você que é assim tão perfeito na caridade, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o presente a quem você acha PRESTATIVO.

12. Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a qualquer sacrifício para servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bem em conviver.Você merece o presente. Mas ele ainda não é seu. Passe-o a quem você acha um ARTISTA.

13. Você que em o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmonia a tudo que toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo o que faz. Admiramos você que é realmente um artista, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem FÉ,

14. Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta tudo, espera e confia porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser feliz. Diz o salmo 26 “O Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei medo?”. Se você acredita e espera tanto de Deus, sabe também esperar e ter fé nos homens, e na vida e assim ser feliz. Mas o presente ainda não é seu, pois você não precisa dele. Passe-o a quem você acha que tem o espírito de liderança.

15. Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade, dinamismo e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha mais JUSTO.

16. Ser jsuto é colaborar com a transformação da nossa sociedade. Mas já que você é muito justo, não vai querer o presente só para você. Abra e distribua com todos, desejando-lhes FELICIDADES!
E assim o presente é distribuído entre todos!!!
3. Origem dos objetos ou palavras:
Use esse quebra-gelo criativamente para inteirar as pessoas no grupo. Antes da reunião, junte 10 ou mais objetos de tamanhos e formatos variados. Procure usar objetos diferentes, como um batedor de ovos ou uma máquina fotográfica, mais que sejam bastante usados. Coloque todos os objetos sobre a mesa.
Peça para algumas pessoas que escolham um objeto e contem a história como ela imagina que aquele objeto surgiu. Pode ser qualquer tipo de história: baseadas em fatos reais ou inventados; podem ser engraçadas ou sérias. (você pode usar nomes ao invés de objetos)
O líder deve começar para dar o exemplo: Como surgiu o nome VIOLINO? O rapaz que inventou esse instrumento tocava na rua e todos o admiravam. O rapaz se chamava LINO. Quando as pessoas sentiam falta dele perguntavam às outras: “você viu o Lino por aí?”. Daí começaram a associar o nome do instrumento ao rapaz.
BIGODE: A palavra bigode, surgiu do uso que os ingleses tinham de ao fazer uma promessa, puxar um fio dos pelos acima dos lábios superiores, e dizerem “BY GOD eu farei o que estou dizendo”. Mais tarde esse texto passou a constar nos contratos. Durante o período da colonização os portugueses passaram a usar a mesma frase no final dos contratos. Mas como não sabia a pronúncia correta em inglês falavam da forma que lia, e a pronuncia mudou para BIGODE. 


4. Tiro pela culatra:
O grupo em círculo cada pessoa escolhe uma prenda que a pessoa da sua direita tem que pagar. Depois que todos tiverem escolhido o líder então anuncia: O nome dessa brincadeira é TIRO PELA CULATRA. Cada pessoa deverá praticar a tarefa, exatamente como foi escolhida para o pessoa da sua direita. 
Moral: Nós nunca devemos desejar para os outros aquilo que não desejamos para nós mesmos.
8. Dinâmica de Apresentação: Esta dinâmica propõe um excelente "quebra gelo" entre os participantes também é ótima para gravação dos nomes de cada um.
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela. (por exemplo João fala: “João”e em seguida bate palmas. Todos devem imitá-lo em seguida).
9. Sem Teto: Separar em equipes de três. Dois formarão uma casa com as mãos dadas e uma ficará dentro. Uma pessoa ficará sozinha. Quando ela falar casa, as casas deverão sair e procurar um morador. Quando ela falar morador os moradores deverão procurar uma casa.Quando falar bagunça todos deverão se misturar e formar novas casas e moradores. Quem ficar do lado de fora continuará a brincadeira.
10. FAÇA O QUE EU FAÇO...
Participantes em círculo. O primeiro inventa uma ação - coça a cabeça, estala os dedos, etc. O segundo, repete a ação do primeiro e acrescenta mais uma - tipo imita um carneiro. O terceiro vai repetir o que o 1o e o 2o fizeram e acrescentar mais uma e assim por diante. Coitado do ultimo, tem que lembrar de tudo e ainda fechar com chave de ouro.
5. A ESCULTURA: "Escultura"
Um participante trabalha com escultor enquanto os outro (s) ficam estátua (parados). O escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou seja, pode buscar:
-estátua mais engraçada
-estátua mais criativa
-estátua mais assustadora
-estátua mais bonita, etc.
Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado juntamente com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas palmas.

6. DE QUEM SÃO AS QUALIDADES:
Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa(não escreva o nome da pessoa só as qualidades). Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que tem esta qualidade, justificando.

QUEBRA-GELO PARA ENCONTROS DE CASAIS
1. Teste Psicológico:
Coloque quatro figuras numa folha de papel. Anuncie que haverá um teste psicológico. Cada um deverá escolher uma figura e cada figura determinará o perfil psicológico da pessoa.
As figuras são as seguintes: 

http://www.videirario.com.br/img/quebragelo/quebracasais.jpg
 

Depois de alguns minutos, pergunte. Quem escolheu o quadrado? A medida que as pessoas foram levantando a mão, você deverá ir apresentando o resultado:
1) As pessoas que escolhem o quadrado, são pessoas estáveis, que têm base sólida, sabem o que querem e porque querem. São pessoas que começam e vão até o final.(Vamos aplaudir essas pessoas).
Depois pergunte: Quem escolheu o triângulo? E assim sucessivamente...
2) As pessoas que escolheram o triângulo são pessoas muito otimista, pra cima que estão em constante crescimento. Essas pessoas são caracterizadas por sonharem sonhos grandes.(Vamos aplaudir essas pessoas)
3) As pessoas que escolhem o Z geralmente são poucas(Você observará isso mesmo). Essas pessoas são as pessoas mais inteligentes. Elas possuem um elevado QI.
4) Por último pergunte: Quem escolheu o círculo? Ao se identificarem, diga o perfil delas: As pessoas que escolheram o círculo só pensam em sexo. Olha pro rosto delas e vê se elas na estão pensando agora em sexo? Cuidado com elas!!!

2. SENHA PARA ENTRAR NO CÉU:
Enquanto viajavam de carro, o casal começou a discutir quando o marido perdeu a direção e bateu com o carro. Ambos morreram e foram para o céu. Só que a mulher chegou primeiro. Chegando lá São Pedro estava na porta e disse: Pra entrar no céu você precisa soletrar a palavra AMOR. A mulher soletrou A M O R , e prontamente entrou. São Pedro precisando sair, pediu a mulher que ficasse na porta e fizesse o mesmo com as pessoas que chegasse. Em seguida chegou o marido dela. 
- “Amor, que bom você aí... Posso entrar?
- Pode. Mas primeiro você tem que soletrar uma palavra. 
- Qual a palavra? Arnod Schwarzenegger . (risos)... 
- Mas não tinha que ser uma pergunta da Bíblia?
- Sim. Você terá que responder duas perguntas. 
- Manda! (o cara era macaco velho de igreja...)
- Quantos homens comeram o pão da multiplicação? 
- Cinco mil.
- Muito bem! Agora, vamos à segunda pergunta: Eu quero saber o nome de cada um deles....(risos)
Moral: Procure resolver seus problemas com a esposa antes de partir. Pode ser, que hoje você se considere certo, mas seja reprovado na hora de entrar na eternidade. (Você pode usar esse quebra-gelo para introduzir estudo sobre conflitos no relacionamento).
3. QUEM PISOU NO PATO?
Três mulheres morreram e foram pra o céu. Chegando lá, São Pedro as recebeu e disse que no céu tinha muito pato, e que elas poderiam ficar à vontade mais jamais pisar em qualquer um dos patos. Caso isso acontecesse elas sofreriam uma severa penalidade. 
A primeira mulher pisou no pato e São Pedro deu a ele um homem muito feio pra casa. Ele reclamou, chorou, mas não teve jeito, foi obrigada a casar com o homem feio.
A segunda teve muito cuidado mas também pisou no pato. E São Pedro deu a essa um homem muito mais feio ainda. Foi um desespero!
A terceira vigiou bastante. Anda com todo cuidado. Mas, um dia acabou pisando no pato. De repente vem São Pedro com um rapaz muito lindo pra casar com ela. A mulher não entendeu nada. Ficou tão surpresa, e falou com o rapaz:
- Sinceramente eu não estou entendendo o que eu fiz, pra são Pedro me dar uma pessoa tão linda como você para eu casar. 
Ao que o rapaz respondeu: 
- O que você fez eu não sei, eu sei que eu pisei no pato. Depois pergunte a um dos casais: Quem pisou no pato, você ou ela?
(Esse quebra-gelo é excelente para arrancar gargalhadas das pessoas e introduzir assuntos sobre relacionamento conjugal)
4. TESTE DE ROMANTISMO:
Separe um série de objetos tais como(faca, colher de pau, rolo de pastel, pregador de roupa, sabonete, etc.. Escolha um casal do grupo. Peça a mulher mostrar um a um cada objeto para o esposo. Ã medida que ela for mostrando, ele terá que fazer uma declaração romântica para ele envolvendo aquele objeto. Ele deverá continua falando até que ela mostre o próximo objeto... (O líder poderá ao invés de objetos usar também palavras escrita em folhas de papel. Por exemplo: coqueiro, dentadura, grampeador, etc)
Moral: Quando você ama de verdade, tudo é motivo para fazer declaração ao outro.
5. Título: Perfil Psicológico de Lowell Bailey
Use esse teste para autoconhecimento e leve o grupo a compartilha o resultado do texto. É necessário preparar caneta e uma cópia a para cada participante. As pessoas ficam muito curiosas para saber os que os outros pensam dela. Estimule portanto a participação, pedindo a opinião de outras pessoas do grupo sobre o resultado de uma determinada pessoa. 
O seguinte teste é utilizado pelos departamentos de pessoal de várias grandes empresas. Ele os ajuda a conhecer melhor os seus funcionários e candidatos a funcionário. De modo geral, o teste acerta quanto a certos traços da personalidade. Uma das suas vantagens é que leva somente uns dois minutos para ser completado. 
Não hesite muito sobre as respostas! Responda em termos de como você é agora, não como era anos atrás ou talvez venha a ser. Não olhe, ainda, a parte sobre a contagem e interpretação dos pontos. Comece aqui em cima. Use lápis ou caneta para marcar as suas respostas – uma só resposta por pergunta. Responda com sinceridade. Pronto? Comece!

1. Quando é que você se sente mais disposto(a)?
a) de manhã
b) de tarde e ao anoitecer
c) tarde de noite

2. Você geralmente caminha…
a) mais ou menos rápido, com passos largos
b) mais ou menos rápido, com passos curtos
c) não muito depressa, de cabeça erguida, olhando o mundo na cara
d) não muito depressa, de cabeça abaixada
e) bem devagar

3. Quando estiver conversando, você …
a) fica de braços cruzados diante do peito
b) junta as duas mãos
c) se posiciona com uma ou duas das mãos em cima dos quadris
d) toca ou empurra na pessoa com quem está conversando
e) brinca com a orelha, toca no queixo ou alisa o cabelo

4. Quando está descansando bem à vontade, você geralmente se senta com …
a) os joelhos dobrados e as pernas elegantemente lado-a-lado
b) as pernas cruzadas
c) as pernas estendidas sem dobrar
d) uma perna debaixo de você

5. Quando você acha muita graça de alguma coisa, a sua reação normal é…
a) uma gostosa gargalhada
b) um riso, mas não muito ruidoso
c) um riso discreto
d) um sorriso amarelo

6. Quando você vai a uma festa ou outra reunião social, você…
a) entra ruidosamente, para todos saberem que chegou
b) entra sem alarde, logo procurando por alguém que você conheça
c) faz a entrada mais silenciosa possível, preferindo não ser notado(a) por ninguém

7. Quando você está dando duro e se concentrando, e surge uma interrupção, você...
a) acolhe de bom grado a interrupção?
b) fica muito irritado(a)?
c) varia entre esses dois extremos?

8. De qual das seguintes cores você mais gosta?
a) vermelho (ou laranja)
b) preto
c) amarelo ou azul claro
d) verde
e) azul escuro (ou roxo)
f) branco
g) marrom ou cinza

9. Quando está na cama à noite, naqueles últimos momentos antes de cair no sono, você geralmente fica…
a) de costas, com as pernas estendidas
b) de bruços, com as pernas estendidas
c) de lado, com as pernas levemente encolhidas
d) com a cabeça em cima de um dos braços
e) com a cabeça debaixo das cobertas

10. Você freqüentemente sonha que está…
a) caindo
b) brigando ou se debatendo
c) procurando alguma coisa ou pessoa
d) voando ou flutuando
e) Você geralmente dorme sem sonhar.
f) Os seus sonhos sempre são agradáveis.

CALCULE OS PONTOS

Em cada linha, FAÇA UM CÍRCULO em torno do número ao lado da letra que corresponde à resposta que você deu a essa pergunta.. Por exemplo, se você respondeu à pergunta 1 com a resposta c), vá à linha 1 abaixo e faça um círculo em torno do 6 que fica ao lado do c).
Questão
P
O
N
T
O
S
!
1
a) 2
b) 4
c) 6
2
a) 6
b) 4
c) 7
d) 2
e) 1
3
a) 4
b) 2
c) 5
d) 7
e) 6
4
a) 4
b) 6
c) 2
d) 1
5
a) 6
b) 4
c) 3
d) 5
e) 2
6
a) 6
b) 4
c) 2
7
a) 6
b) 2
c) 4
8
a) 6
b) 7
c) 5
d) 4
e) 3
f) 2
g) 1
9
a) 7
b) 6
c) 4
d) 2
e) 1
10
a) 4
b) 2
c) 3
d) 5
e) 6
f) 1


Agora, some os 10 números que você assinalou. Total dos pontos: ________

INTERPRETAÇÃO

MAIS DE 60 PONTOS: Os outros consideram você uma pessoa a ser tratada com cuidado. Enxergam em você alguém vaidoso, egocêntrico, extremamente dominador. Pode ser que admirem você, até desejando ser mais semelhante a você, mas nem sempre confiam em você, pensando duas vezes antes de se envolver profundamente com a sua pessoa.

DOS 51 AOS 60 PONTOS: As pessoas percebem em você uma personalidade emocionante, volúvel, um tanto impulsiva; que seja líder natural, rápido(a) nas decisões, mesmo que nem sempre sejam certas. Enxergam em você uma pessoa corajosa e de espírito aventureiro; uma pessoa que experimentaria qualquer coisa pelo menos uma vez; alguém que se arrisca e encontra prazer nas aventuras. Gostam de estar com você por causa da emoção que você irradia.

DOS 41 AOS 50 PONTOS: A percepção das pessoas é que você tem uma personalidade original, viva, cativante, divertida, prática e sempre interessante: alguém sempre no centro de atração, mas equilibrado o suficiente para não deixar que isso o deixe muito orgulhoso. As pessoas também acham que você é bondoso(a), atencioso(a) e compreensivo(a), sempre disposto(a) a animar e ajudar.

DOS 31 AOS 40 PONTOS: Você é percebido(a) como alguém sensato, cauteloso, cuidadoso e prático; uma pessoa inteligente, prendada e talentosa, mas ao mesmo tempo despretenciosa. Pensam em você como sendo alguém que não forma amizades com muita rapidez ou facilidade, mas é muito fiel aos amigos que tem e espera deles o mesmo grau de lealdade. Os que conseguem conhecer você profundamente reconhecem que não é por qualquer coisa à toa que você perderá a confiança num amigo, mas uma vez perdida essa confiança, você levará muito tempo para se restabelecer da perda.

DOS 21 AOS 30 PONTOS: Os seus amigos vêem você como sendo uma pessoa cuidadosa e meticulosa. A percepção deles é que você é muito cauteloso(a) e extremamente diligente: alguém do tipo “devagar se vai ao longe”. Eles ficariam muito surpresos se você fizesse alguma coisa de maneira impulsiva ou irrefletida, porque pensam que você sempre examinará uma coisa de todos os ângulos e depois, quase sempre, decidirá não se meter. Eles acham que essa atitude se deve à sua natureza cautelosa.

ABAIXO DOS 21 PONTOS: A percepção das pessoas é que você é alguém acanhado, nervoso e indeciso; que precisa ser amparado por alguém; que necessita de alguém que tome as decisões por você; e que prefere não se envolver com as pessoas e as coisas. Algumas pessoas pensam que você é chato(a), mas quem conhece bem a você sabe que isso não é verdade.
6. Título: 30 COISAS QUE UMA PESSOA NOBRE NÃO FAZ:
Prepare uma folha com os itens abaixo e dê para cada membro do grupo. 
Leia atentamente cada item. Aqueles com os quais você se identificar dê uma boa risada. 
1) Tomar café em copo de extrato de tomate ou de requeijão.
2) Esquentar a ponta da BIC pra ver se ela volta a funcionar.
3) Lamber a tampa metálica do Iogurte.
4) Colocar Bombril na antena da televisão.
5) Colocar maiô ou biquini e tomar sol na laje ou atrás de casa.
6) Correr atrás do guarda-sol na praia gritando. "pega-pega".
7) Entrar de loja em loja perguntando os preços o dizer que só está dando uma olhadinha.
8) Montar jogo de futebol com os times “ com camisa e sem camisa”.
9) Aproveitar a garrafa plástica de refrigerante e colocar água na geladeira.
10) Secar tênis atrás da geladeira.
11) Receber visita e mostrar toda a casa.
12) Guardar refrigerante com colher na boca pra não perder o gás.
13) Comprar carro novo e não tirar o plástico dos bancos.
14) Amarrar cachorro com fio de luz.
15) Lamber a ponta da borracha para apagar erros.
16) Correr a casa inteira com o chinelo na mão atrás da barata.
17) Usar pregador de roupas pra fechar sacos de arroz, açúcar...,
18) Ficar parado como uma estátua esperando o mosquito passar e depois de esmagá-lo com a mão, ficar comemorando.
19) Guardar sobras de sabonete pra depois fazer uma bola só.
20) Convidar os amigos para o churrasco do seu aniversário e mandar cada um levar uma coisa, (carvão, espetinho, etc...).
21) Consertar tira da sandália havaiana com grampo de cabelo.
22) Enfeitar a estante da sala com lembranças de casamento.
23) Passar fio dental e depois cheirar pra ver se o dente está podre.
24) Tirar cera do ouvido com a chave do carro ou com a tampa da caneta.
25) Sair correndo e se matar pra pegar o ônibus que já esta saindo do ponto.
26) Ensacar produtos leves no mercado com duas bolsas, para fazer estoque de saco de lixo em casa.
27) Colocar a cabeça do lado de fora da janela do ônibus e gritar o nome de alguém que está andando na calçada.
28) Entrar na loja de R$ 1,99 e querer achar um presente legal para seu amigo.
29) Ir ao restaurante e antes de pedir a comida perguntar se aceita ticket.
30) Descer a ladeira de carro em ponto morto, para economizar combustível.
Pontuação:
1) De 0 a 5 itens: Você é uma pessoa nobre, e às vezes lança mão de artifícios que não fazem parte de seu dia-a-dia para resolver uma situação;
2) De 6 a 12 itens : Você está perto de ser uma pessoa “NOBRE”. Eliminado alguns desses itens você melhorará muito a sua performance.
3) De 12 a 19 itens : Você disfarça tanto sua nobreza que ninguém pensa que você seja NOBRE. 
4) De 20 a 30 itens: Você está longe de ser uma pessoa NOBRE. E saber isso, já é um passo importante para se tornar mais NOBRE. 
Relaxe. Isso é apenas para quebra-gelo!!!